Impotência sexual

Impotência sexual
Tudo que você precisa saber sobre impotência sexual!

Embora seja um assunto de extrema importância, a impotência sexual segue como um tema bastante delicado para a maioria dos homens!
São mais de 25 milhões de indivíduos – de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia – que sofrem com tal patologia! Apesar disso, ainda é complicado abordar o assunto, mas necessário!

A impotência sexual surge por volta dos quarenta anos, mas a verdade é que os jovens também podem desenvolver a doença. Ainda que seja temida, a impotência não é permanente ou inevitável.

Receber o diagnóstico não é o mesmo que receber uma sentença para nunca mais ter relações sexuais. Nada disso! Esse problema pode, sim, ser superado dependendo do estilo de vida da pessoa.

Nesse artigo você irá descobrir tudo o que ainda não sabe sobre a impotência sexual! Está pronto?
Então vamos conferir!

Impotência sexual: o que é

Essa condição também é conhecida como impotência erétil. Nada mais é que a incapacidade de um manter uma ereção considerável, gerando dificuldades durante a relação sexual.

Ainda que seja uma situação constrangedora para muitos homens, isso não significa que uma ou outra dificuldade para manter a ereção necessariamente se classifica como impotência sexual. Afinal, em alguns casos, isso pode estar diretamente ligado ao emocional.

No caso dos homens, sua saúde mental, estresse, tensão ou tristeza pode afetar o mantimento de uma ereção, mas nem todos percebem isso! Diversos homens logo acreditam que o problema é com o órgão, quando na verdade pode ser consequência da saúde da mente.

Contudo, para se dar o diagnóstico de impotência, tais falhas precisam aparecer frequentemente! Isto é, em no mínimo 70% a 75% das relações sexuais.

Mas afinal, você ainda está curioso para saber como acontece a impotência? Então vamos seguir!

Como acontece a impotência sexual

Talvez você não saiba, mas um dos fatores mais frequentes que ocasiona a impotência é o dano nas artérias. Sabemos que, para a ereção ser bem sucedida, um aumento no fluxo de sangue até o órgão é necessário. Por causa disso, a impotência acontece quando existe uma redução na circulação.

Quer entender melhor? Veja, o pênis apresenta dois grupos de fibras nervosas. Um deles é responsável por todos os sinais inibitórios, o outro, por sua vez, pelos sinais excitantes.

Resumidamente, o primeiro grupo causa uma dificuldade na ereção e o outro simplifica.

O cérebro transmite mensagens por meio de circuitos criados por neurônios até as fibras nervosas, então a ereção acontece.

Desse modo, sinais inibitórios e excitantes são provocados, facilitando a circulação do sangue nas artérias até o pênis. A impotência acontece quando algum dano é identificado nesse processo.

Portanto, para o diagnóstico exato, cada caso deve ser analisado com cautela.

8 sintomas da impotência erétil

Certo! Agora você já sabe o que é e como ocorre a impotência erétil. Mas afinal… existem outros sintomas? Se sim, quais são?

Os demais sintomas da impotência erétil podem ser percebidos pela pessoa enquanto as relações (ou tentativas) acontecem. Continue seguindo para descobrir os principais sintomas!

Veja os principais sintomas da impotência sexual:

  • Ereção e flacidez
  • Ejaculação precoce ou tardia (dois extremos)
  • Demora para conseguir a ereção
  • Diminuição na libido sexual
  • Ereções em momentos aleatórios
  • Diminuição no nível de pelo corporal
  • Alterações na anatomia do pênis
  • Cansaço ou fadiga durante as relações

É claro que um homem não precisa necessariamente ter todos esses sintomas para se classificar como impotência sexual. Afinal, cada pessoa é única e tem um histórico distinto de saúde, sendo que os sintomas podem variar de um homem para o outro.

Ainda assim, os mais comuns estão acima, então preste bastante atenção aos detalhes.

O que causa a impotência sexual

Uma das causas mais comuns que gera a impotência sexual está relacionada às artérias. No entanto, alguns danos no tecido muscular, músculos, tecidos fibrosos e vasos sanguíneos podem gerar o mesmo efeito.

Essas lesões podem ser resultantes de outras doenças. Veja alguns exemplos:

  • Alcoolismo
  • Diabetes
  • Doença renal
  • Esclerose múltipla

Dessa maneira, quando o paciente apresenta alguma das patologias citadas anteriormente, este pode desenvolver a impotência sexual em algum momento.

Em suma, as causas podem variar desde lesões a algum fator psicológico, sendo que também pode ser desenvolvido sem grandes explicações, relativo à idade do indivíduo também.

Diagnóstico

A primeira coisa que o urologista faz é conversar com o paciente sobre seu histórico de ereções. Dessa maneira, ele descobre se essa incapacidade para manter a ereção está sendo frequente e, se sim, o processo de análise é iniciado.

No entanto, também o tipo de análise mais profunda, em que o urologista busca descobrir detalhadamente como e por quê a impotência foi ocasionada.

Veja três exames típicos para diagnosticar a impotência!

  • Ecodoppler peniano
  • Teste de tumescência peniana noturna
  • Teste de ereção fármaco-induzido

Certo, agora você já sabe tudo que é necessário sobre impotência sexual, sendo capaz de analisar se você precisa consultar um urologista ou não!

Caso esteja em busca de produtos favoráveis para o tratamento da impotência sexual, você pode entrar aqui hoje mesmo.

Cuide do seu bem-estar e saúde!

Compartilhe esta postagem