Chá de hibisco
É possível entender o hibisco como uma planta medicinal, em que a sua principal características é ser rica em antocianinas. Esse elemento se trata de um composto que garante a cor vermelha do hibisco. Além disso, essa planta traz consigo um enorme potencial antioxidante. Dito isso, confira os benefícios do chá de hibisco.
Por outro lado, é importante destacar que o hibisco é rico em vitamina C, flavonoides e ácidos orgânicos. Todos esses elementos juntos proporcionam vários benefícios à saúde. Como exemplo desses benefícios, podemos citar o controle da pressão arterial e o auxílio à perda de peso.
Ressalte-se, ainda, que o hibisco pode ser consumido em forma de água, chá ou cápsulas. Por outro lado, você pode usar o hibisco em receitas. O hibisco em si pode ser encontrado em farmácias, mercados ou lojas de produtos naturais
Principais benefícios do chá de hibisco
Como foi dito acima, o chá de hibisco reserva diversos benefícios para a nossa saúde. Pensando nisso, trouxemos os principais benefícios desse chá. Lembrando que você pode utilizá-lo para qualquer que seja a finalidade.
Redução da pressão arterial
O primeiro benefício que trouxemos é a redução da pressão arterial. Assim, com o uso moderado e leve do chá de hibisco, é possível diminuir e controlar a hipertensão arterial. Afinal, o chá faz com que os vasos sanguíneos fiquem relaxados.
Crê-se que o efeito da redução da pressão arterial ocorre devido às antocianinas na composição do hibisco. Isso garante o efeito antioxidante e diurético. Inclusive, diversos estudos científicos apontam que o consumo frequente do chá de hibisco reflete em efeitos parecidos com os dos medicamentos anti-hipertensivos.
Contudo, não é recomendado que o tratamento seja substituído pelo consumo do chá de hibisco. Porém, nada impede que haja a união das duas formas. Claro que isso só deve ser feito com a recomendação do médico de sua confiança.
Prevenir doenças cardíacas
Outro benefício do chá de hibisco é prevenir doenças cardíacas. Isto é, além de o chá contribuir para a redução da pressão arterial, ele também diminui o colesterol tido como ruim, o LDL. Por outro lado, o chá aumenta o colesterol bom, o HDL.
Nesse sentido, vemos que essa ação do chá de hibisco ocorre em razão na supressão na síntese dos ácidos graxos presentes no fígado. Isso favorece, ainda, a queima de gordura. Consequentemente, outro benefício é a redução de triglicerídeos no intestino.
Controlar o açúcar presente na corrente sanguínea
É importante citar que o consumo regular do chá de hibisco também controla o açúcar presente na corrente sanguínea. Afinal, o hibisco inibe a atividade das enzimas pancreáticas.
Essas enzimas, por sua vez, são responsáveis por digerir os carboidratos do intestino delgado. Isso evita os picos de glicemia ou a excreção de insulina em excesso.
Aliado no processo de emagrecimento
Frisa-se que o chá de hibisco por si só não é o suficiente para fazer com que você perca peso. Porém, ele pode ser um ótimo aliado nesse processo de emagrecimento.
Em razão da presença dos polifenóis no hibisco, flavonoides e fenólicos, ao consumir regularmente o hibisco, ele é um aliado incrível na perca de peso. Destaca-se que o seu consumo também previne contra a obesidade.
Esse efeito pode ser explicado a partir da regulação dos níveis de açúcar na corrente sanguínea. Outro efeito é a redução da absorção dos carboidratos no intestino. Por fim, o hibisco também é responsável por melhorar o metabolismo de gorduras que estão no organismo.
Outros efeitos que auxiliam no emagrecimento são o controle de apetite e controle de hormônios. Porém, ele deve ser um aliado, isto é, combinado com a prática de exercícios físicos e alimentação equilibrada.
Cuidado com a saúde do fígado
O chá de hibisco é capaz de inibir a produção dos ácidos graxos do fígado. Isso represente uma melhora do fígado, no sentido de prevenir o fígado gordo. Ademais, o chá fornece enzimas que desintoxicam o organismo – o que reduz o dano do órgão.
Repleto de propriedade antioxidantes
Como foi dito acima, o hibisco possui propriedades antioxidantes, por conta da presença de polifenóis, em especial antocianinas. Esses elementos são responsáveis por inibir o estresse oxidativo.
Outra prevenção se refere à formação de radicais livres. No geral, a prevenção obtida com o consumo do chá de hibisco também se relaciona com o envelhecimento precoce. Isso sem contar com a aparição de doenças crônicas, inclusive o câncer.
Auxílio no combate contra bactérias
Diversos estudos científicos apontam que o hibisco apresenta propriedades antimicrobianas. Isso auxilia na inibição da atividades de algumas bactérias, a exemplo da Escherichia coli.
Prevenção de infecções urinárias
Por fim, o último benefício que trouxemos é a prevenção de infecções urinárias. Afinal, o hibisco apresenta propriedades antimicrobianas. Por isso, o seu consumo é excelente para a prevenção desse tipo de infecção.
Ademais, o hibisco, como foi dito, tem propriedades diuréticas. Logo, isso auxilia no aumento de urina que é produzida. Portanto, favorece a eliminação das bactérias e previne que outras infecções surjam.
Preparo do chá de hibisco
O preparo do chá de hibisco consiste na adição de 400 ml de água quente em 1 colher de flores da planta. Após isso, basta aguardar 5 minutos e coar. Lembre-se, porém, de consumir ainda morno, pelo menos três vezes por dia. Se a sua intenção é perder peso, o recomendado é ingerir 1 xícara após cada refeição.
Com o intuito de melhorar a pressão arterial, prepare o chá com 1 colher de hibisco em 500 ml de água. Por outro lado, também é possível consumir o hibisco é cápsulas, que pode ser mais prático para o seu dia a dia.
Na Tropically, você adquire as cápsulas por um valor acessível e atrativo. Portanto, acesse o site oficial da Tropically e adquira o seu hibisco em cápsula.
Deixe um comentário